Atualizada em 19/01/2015 | 19h41 19/01/2015 | 11h17
Avião saiu de Belo Horizonte às 6h57min Foto: Beto Albuquerque / Arquivo Pessoal
Um avião da companhia aérea Azul teve um problema técnico e teve de pousar emergencialmente na Base Aérea de Canoas na manhã desta segunda-feira. O voo 4111 saiu do aeroporto de Confins (MG) às 6h57min para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, quando teve de desviar para Canoas, onde pousou às 10h22min.
Pouso emergencial não aconteceria em Canoas se pista do Salgado Filho estivesse ampliada
Entre os passageiros estava o deputado federal Julio Delgado (PSB), que participaria de uma reunião com o governador José Ivo Sartori. Depois do susto, ele foi recebido pelo deputado federal Beto Albuquerque, que confirmou que o colega estava bem.
Avião da American Airlines arremete antes de pousar em Porto Alegre
Avião retorna ao Salgado Filho minutos após decolar para Miami
No evento no Piratini, o deputado falou sobre o susto e elogiou o piloto do avião "pela competência e, principalmente, por manter os passageiros calmos":
— Na hora do pouso, todo mundo aplaudiu. Tinha gente rezando e chorando. Alguns gritavam "não foi dessa vez".
Os passageiros foram encaminhados ao aeroporto em um ônibus. Eles relataram que o avião ficou dando voltas antes de aterrissar em Canoas. Segundo eles, o comandante da aeronave comunicou aos passageiros que havia problemas no flap da asa direita e no sistema de freios.
R$ 121 mi foram gastos em pista que não será ampliada no Salgado Filho
Rosane de Oliveira: impasse no projeto do aeroporto
O auxiliar de logística Natanael Pires, 27 anos, falou que a aeronave ficou uma hora e meia dando voltas em torno do Polo Petroquímico para queimar combustível. A opção por pousar na base aérea seria porque a pista é 500 metros maior do que a do Salgado Filho e o tráfego aéreo é bem menor.
Victor Nesi, 17 anos, chegou de Maceió para estudar Direito na Unisinos. Ele comentou que o clima no avião não era de terror, mas havia grande apreensão. O momento mais tenso, conforme o estudante, foi o pouso, já que se tinha dúvidas sobre a capacidade dos freios da aeronave. Quando o avião parou, os passageiros aplaudiram o piloto.
Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Graças a Deus pouso de emergência da Azul na base aérea/Canoas ocorreu com precisão .Benvindo Dep Julio Delgado! pic.twitter.com/OgnUKcuGf4
Airbus A320neo: a Azul está pronta para operar esses aviões maiores já em rotas domésticas
Christiana Sciaudone, da Bloomberg
São Paulo - A Azul SA, hoje a terceira maior companhia aérea do Brasil, pode se tornar a maior na medida em que avança para além da aviação regional com US$ 6,5 bilhões em pedidos de aviões de maior porte, parcialmente financiados por uma abertura de capital.
Com locações e compras de 63 jatos A320neo, da Airbus Group NV, a Azul está pronta para operar esses aviões maiores já em rotas domésticas.
Contando com sua frota de turboélices ATR, de jatos regionais da Embraer e de aeronaves de fuselagem larga da Airbus, a Azul pode oferecer cerca de 3.000 assentos a mais do que as companhias dominantes do país, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA e a unidade TAM, da Latam Airlines Group SA, considerando as frotas atuais das empresas.
“Nós vamos fazer o bolo crescer, não vamos roubar dos nossos concorrentes”, disse Antonoaldo Neves, presidente da Azul, em entrevista no mês passado. “Nada impede que o mercado dobre de tamanho”.
A Azul, companhia aérea fundada por David Neeleman, pediu ontem registro para listar ações no Brasil e nos Estados Unidos.
A empresa disse que pretende usar os fundos para aumentar a frota e adicionar serviços em lugares de demanda elevada e em rotas domésticas de longa distância.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas disse que a demanda deve aumentar dos 100 milhões de passageiros atuais para cerca de 200 milhões até 2020.
A Azul, que começou a operar em 2008 atuando em cidades brasileiras pequenas e com pouco serviço, manteve uma participação de mercado de cerca de 17 por cento desde que comprou a Trip Linhas Aéreas SA há dois anos.
A empresa tem a maior malha do país e atende a mais de 100 destinos, disse a companhia em seu documento.
A operadora deve receber os novos aviões Airbus até 2023, no mesmo período em que a Gol vai incorporar cerca de 100 novos jatos 737 MAX, da Boeing Co.
Lógica semelhante
“Não é difícil de se imaginar que a lógica possa ser parecida com a nossa”, disse Paulo Kakinoff, CEO da GOL, ontem em reunião com investidores. “Nosso fluxo de recebimento e nosso calendário de devolução de aeronaves ele é exatamente idêntico”.
A TAM não respondeu a um pedido de comentários.
A venda de ações da Azul ocorrerá em um período com poucas ofertas brasileiras. O mercado de emissão de títulos estagnou neste ano quando a economia entrou em recessão técnica na primeira metade do ano.
A Azul vinha analisando a possibilidade de abrir o capital desde pelo menos maio de 2013, mas as liquidações de mercado afundaram as tentativas anteriores.
A última vez que a empresa cancelou os planos de abrir o capital foi em março, quando o índice de referência Ibovespa despencou para o menor nível em quase cinco anos.
Um projeto de lei para subsidiar as rotas regionais expirou no Congresso no mês passado sem ter sido votado. Se tivesse sido aprovado, a nova legislação levaria a Azul a comprar novos aviões da Embraer a partir do próximo ano, para atender a cerca de 15 destinos novos por ano.
Sem o subsídio, a Azul vai operar aviões maiores para concorrer com as empresas rivais em cidades maiores, disse Neves. O projeto de lei deve ser reapresentado em janeiro.
A Azul também tem uma carta de intenção para comprar 30 E-Jets E2 da Embraer, que ela deve assinar até o fim do ano, disse a Embraer por e-mail no dia 9 de outubro.
Viagens a
Nelson Marques |
17:21 Sexta, 2 de Janeiro de 2015
Ir a Sгo Miguel, nos Aзores, й uma das sugestхes / Getty Images
Se quer enfrentar 2015 com...
Bilhete de avião tem ivaTransfer e EstacionamentoCampanha de PublicidadeComo posso obter um recibo para o meu voo?O seu Itinerário de ... Saber mais...
Testimonials
“Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”