Maior companhia aérea do brasil

Maior companhia aérea do brasil

A Panair do Brasil foi a maior companhia aйrea do Brasil atй 1965, quando foi obrigada a fechar as portas no governo militar. A Panair foi uma das pioneiras na rota Brasil-Europa e era reconhecida por sempre buscar o avanзo e a tecnologia. A companhia oferecia ao passageiro o "Padrгo Panair", que incluнa talheres de prata, copos de cristal, entre outros.

Em 7 de marзo de 1929 nascia a NYRBA (New York - Rio de Janeiro - Buenos Aires), uma companhia aйrea com o propуsito de transportar carga dos EUA para a Amйrica do Sul. O primeiro voo ocorreu em 11 de junho com um hidroaviгo Sikorsky S-38. Em 15 de outubro a NYRBA foi autorizada a voar para o Brasil e em 23 de dezembro foi inaugurada a rota Rio de Janeiro - Buenos Aires.

Em 24 de janeiro de 1930 foi criada a NYRBA do Brasil, pois a legislaзгo brasileira sу dava condiзхes iguais de competiзгo se a companhia tivesse uma subsidiбria fundada no Brasil. Em abril do mesmo ano, a NYRBA foi comprada pela Pan Am. Com isso, em 17 de outubro, a NYRBA do Brasil virou Panair do Brasil.

A Panair do Brasil ganhou quatro Consolidated Commodore e quatro Sikorsky S-38 da Pan Am e a partir daн a companhia foi se expandindo e criando rotas dentro do Brasil, como Belйm - Rio de Janeiro (que levava cinco dias). As rotas ainda tinham conexгo com as rotas da Pan Am .

Em 1935 a empresa passou a ter o seu primeiro piloto brasileiro, atй entгo a tripulaзгo era somente americana. E em 1936 adquiriu dois Fairchild 91 e dois Lockheed 10E "Electra".

Na Segunda Guerra Mundial, a Panair construiu e manteve os aeroportos de Sгo Luis, Fortaleza, Belйm, Natal, Recife, Maceiу e Salvador. Alйm disso a companhia assumiu algumas rotas da Syndicato Condor (futuramente Cruzeiro do Sul ), pois esta estava com dificuldades para receber peзas para as suas aeronaves (que eram da Alemanha).

Em junho de 1940 veio o primeiro DC-2. que juntamente com o DC-3 se tornaram a principal aeronave para voos curtos nos anos 50.

Em 27 de abril de 1941 foram inaugurados os voos para Europa, na rota Rio de Janeiro - Recife - Dakar - Lisboa - Paris - Londres. A Panair do Brasil foi uma das primeiras companhias a ter voos regulares para Europa apуs a Segunda Guerra. Em junho a companhia inaugurou a rota para Assunзгo. Nesse ano a Panair se tornou a primeira companhia aйrea, sem ser americana, a receber o Constellation. A companhia tambйm recebeu vбrios DC-3 depois da guerra, chegando a operar 23 simultaneamente.

Em dezembro de 1943 a participaзгo da Pan Am foi reduzida para 58%.

Em 1952 a Panair seria uma das primeiras companhias aйreas do mundo a operar jatos, com a encomenda do Comet 1. Mas a encomenda foi cancela devido aos acidentes com a aeronave. Em seu lugar vieram seis DC-7. Mas foi na dйcada de 50 tambйm que os problemas da Panair comeзaram. Trкs acidentes com os Constellations arranharam a imagem da empresa.

Em 1959 a Varig iniciava os voos com jatos e a Panair "correu" para adquirir os seus tambйm. Nesse ano a empresa fechou com a Pan Am a venda do restante de suas aзхes.

A companhia entrou finalmente na era а jato em 21 de marзo de 1961 com dois DC-8-33. Nessa altura a companhia jб estava totalmente nacionalizada.

Em julho de 1962 chegaram os Caravelle VI-R. mas a companhia enfrentou mais acidentes. Um dois quatro DC-8 caiu na Baia de Guanabara logo depois de decolar. Foi o primeiro acidente com um jato no Brasil. Alйm disso a companhia estava em dificuldades financeiras. Comentava-se que os acidentes com a Panair eram porque ela estava sem dinheiro para fazer a manutenзгo de suas aeronaves.

Em 1964 o governo militar assume o poder no Brasil e classificava a relaзгo entre a Panair com a Pan Am como "ameaзa a soberania nacional". E para piorar os executivos da Panair tinham laзos com os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Joгo Goulart e Jвnio Quadros, fazendo da Panair uma "inimiga" do governo militar.

Em 10 de fevereiro de 1965 o presidente da Panair recebeu um telegrama do governo dizendo que o certificado de operaзгo da empresa foi cassado. Cinco dias depois a falкncia da companhia foi oficialmente decretada e o governo se apossou dos ativos da empresa. As rotas nacionais e os Caravelles foram repassados para a Cruzeiro e os DC-8 e as rotas internacionais foram repassadas para a Varig. Ficou claro que o fechamento da Panair jб tinha sido planejado, caso contrбrio seria impossнvel que no mesmo dia a Varig conseguisse operar todas as rotas internacionais da companhia, sem deixar nenhum passageiro sem embarcar.

Em dezembro de 1984 o Supremo Tribunal Federal concluiu que a falкncia da empresa foi uma fraude. Mas jб era "um pouco" tarde demais.

Evoluзгo da empresa:

Aeromoзa da Panair com um modelo do Caravelle.

Source: http://www.aviacaocomercial.net/panair.htm


*****

Maior companhia aérea do brasil

A associação ainda deve ser aprovada pelas autoridades que regulam o setor aéreo brasileiro. Sendo assim, cada uma continua operando reservas e voos de maneira independente, igual sempre foi.

Juntas, elas possuem 112 aeronaves, 8.700 colaboradores e 29% das decolagens domésticas diárias feitas no país (837 voos diários). Até o final do ano, devem chegar a 120 aeronaves, para atender as 316 rotas das companhias, que viajam para 96 cidades brasileiras.

O acordo assinado dia 28 de maio tem como objetivo melhorar a eficiência operacional e qualidade do serviço de ambas, e deve reforçar o atendimento a cidades de média densidade populacional, especialidade da Azul.

Como, por enquanto, tudo continua igual, vale a pena visitar o site da TRIP e da Azul porque ambas estão com promoções! A Azul, aliás, lançou passagens aéreas a partir de R$ 59,00 para voar esse mês, e dá para parcelar em até 10 vezes sem juros!

Como condições, é necessário reservar a passagem até às 6h00 horas do dia 06/08, e voar entre 02 e 31/08, as terças, quartas e sábados, com permanência mínima de dois dias no destino. Confira alguns trechos em oferta:

Campinas (VCP)/São José do Rio Preto (SJP): R$ 59,00

Belo Horizonte (CNF)/Rio de Janeiro (GIG): R$ 59,00

Rio de Janeiro (GIG)/Vitória (VIX): R$ 79,00

Campinas (VCP)/Florianópolis (FLN): R$ 79,00

Veja mais ofertas e adquira sua passagem clicando aqui.

Source: http://revoada.net/azul-trip-sa-empresas-se-juntam-e-formam-a-terceira-maior-companhia-aerea-do-brasil/


*****

Maior companhia aérea do brasil

Christiana Sciaudone

23/12/2014 13h10

23 de dezembro (Bloomberg) -- O que há, pois, em um nome? A Latam Airlines Group SA está apostando que contar com um novo ajudará a mudar sua sorte.

A maior companhia aérea da América Latina está prestes a ser rebatizada dois anos após unir a brasileira TAM e a chilena LAN e ver as vendas diminuírem e seu valor de mercado cair pela metade. A holding Latam anunciará um novo nome no primeiro trimestre de 2015 para substituir as duas marcas de seus aviões.

Com a decisão, a Latam, que tem sede em Santiago, eliminará quase um século de história do nome LAN e também a TAM, uma das 20 marcas de companhias aéreas mais valiosas do mundo, segundo consultores de marketing. Criar uma nova identidade é raro no setor, no qual a companhia sobrevivente de uma fusão tradicionalmente adota o nome da empresa maior, como ocorreu com a American Airlines no ano passado.

"É um movimento muito arriscado", disse Henry Harteveldt, consultor de viagem do Atmosphere Research Group em São Francisco. "Eles estão desistindo de décadas de valor e percepção de marca e dos legados da TAM e da LAN".

A Latam foi criada depois que a LAN Airlines SA, de Santiago, fechou a aquisição da TAM SA, com sede em São Paulo, por US$ 3,7 bilhões em 2012. As duas companhias aéreas ainda voam com pinturas e certificados separados em seus países.

A TAM, fundada em 1961, foi apontada como a 19ª marca de companhia aérea mais valiosa do mundo no ano passado, segundo a Brand Finance, uma firma de consultoria com sede em Londres. A LAN, um nome de 85 anos, opera em níveis que causam "inveja" a outras companhias aéreas, disse Steven Lawrence, sócio sênior da Lippincott, uma consultoria de marca com sede em Nova York.

Queda nas vendas

O reconhecimento de marca não está se traduzindo em vendas. A receita caiu e a Latam perdeu dinheiro em cada um dos últimos quatro trimestres, segundo dados compilados pela Bloomberg. As ações desceram 16 por cento neste ano até ontem, contra um ganho de 40 por cento da segunda maior companhia aérea brasileira, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA.

"O desempenho da Latam abaixo do de sua maior concorrente no segmento doméstico no Brasil, que origina aproximadamente um terço de suas receitas, é evidente e preocupante", escreveu uma equipe de analistas do Banco Itaú BBA liderada por Renato Salomone em uma nota, no dia 14 de novembro. "Por mais que acreditemos na capacidade da direção da Latam para recuperar a empresa, após avaliar os resultados do terceiro trimestre de 2014 teríamos dificuldades em defender a iminência de um ponto de inflexão".

O desempenho das ações é ainda pior quando medido desde que a fusão foi anunciada, no dia 13 de agosto de 2010, com a companhia aérea combinada registrando uma queda de 50 por cento, pior desempenho entre as 10 aéreas do Bloomberg Americas Airlines Index. O indicador subiu 144 por cento no período.

A Latam contratou a consultoria Interbrand, uma unidade da Omnicom Group Inc. para criar a nova identidade e disse por e-mail que "comunicará a nova marca logo". A Interbrand preferiu não discutir seu trabalho.

A TAM está enfrentando uma concorrência cada vez maior no mercado doméstico do Brasil e no internacional. Rivais como a American Airlines e a Copa Holdings estão somando mais voos para o exterior e a companhia aérea brasileira Azul SA, criada pelo fundador da JetBlue, David Neeleman, disse no mês passado que adicionaria à frota 63 novos jatos de fuselagem estreita da Airbus.

'Indústria competitiva'

"É uma indústria competitiva", disse Harteveldt. "Não há garantia de que, ao longo do tempo, alguma dessas outras companhias aéreas não tentará se expandir criando divisões em outros países ou realizando uma fusão para combater seja o que for que a LAN e a TAM se tornarem juntas".

As apostas iniciais eram de que a LAN prevaleceria como nome da companhia aérea unificada, disse Lawrence, da Lippincott.

Isso "poderia ter sido algo muito difícil, culturalmente, para os brasileiros aceitarem", disse Lawrence, em entrevista por telefone. "Será uma terceira marca e esta é, provavelmente, a resposta mais corajosa de todas, que dá à direção da Latam a oportunidade de desenvolver uma nova marca com base em uma nova experiência para toda a América do Sul e também muito além da América do Sul".

Título em inglês: Biggest Latin American Airline Seeks a New ID: Corporate Brazil

Para entrar em contato com o repórter: Christiana Sciaudone, em São Paulo, csciaudone@bloomberg.net.

  • Bolsa de Hong Kong: Hang Seng abre em alta de 0,85% 18/03 | 23h15
  • Press Release from Business Wire. SES 18/03 | 22h53
  • Press Release from Business Wire. GSMA 18/03 | 22h43
  • Sabesp fecha acordo com DAEE sobre dívida de R$1,01 bi 18/03 | 21h52
  • Em reação ao Fed, Dow Jones volta a fechar acima dos 18 mil pontos 18/03 | 21h26
  • PDG tem prejuízo de R$ 221,9 milhões no 4º trimestre 18/03 | 21h21

Source: http://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2014/12/23/brasil-maior-companhia-aerea-latino-americana-latam-busca-nova-identidade.htm

28.04.2024

New

31 2015 mar

Voos baratos berlim

Voos baratos berlim Já imaginou o que seria semelhante a uma metrópole pós-apocalíptica e super-alternativa? Escolha entre vários voos baratos para Berlim, embarque na sua viagem...

02 2015 abr

Linhasaereas

Linhasaereas Procurando por Linhas Aéreas? www.hotfrog.pt mostra mais de 11 empresas agrupadas por Linhas Aéreas em Portugal. Para encontrar mais empresas relacionadas...

21 2014 feb

Viagens baratissimas

Viagens baratissimas A possibilidade de viajar e gastar pouco com passagens aéreas ou hospedagem é o sonho de todo turista. Com as promoções das companhias aéreas,...

Popular on-line

Site com passagens baratas

Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low cost (sem nenhum luxo mas com ... Saber mais...

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas a bordo. Os integrantes da Forзa Aйrea Brasileira que ... Saber mais...

Qual empresa aerea mais barata

Qual empresa aerea mais barata18/09/2013Em Agosto fiz um pequeno tour pelo Brasil, saindo de São Paulo, passando por Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros