Passagem de avioes

Passagem de avioes

O texto abaixo é de um telegrama enviado por Amelia Earhart para a mãe antes de fazer sua primeira travessia do Atlântico em uma aeronave, ainda como passageira. Já indicava a essência de que Amelia iria atrás de seus sonhos, e que tentaria ser a primeira mulher a circunavegar o globo pilotando uma aeronave.

DONT WORRY STOP

NO MATTER WHAT HAPPENS IT WILL HAVE BEEN WORTH THE TRYING STOP

LOVE-A

Amelia dizia que tudo o que os homens podem fazer, as mulheres também podem. E melhor.

Hoje é seu aniversário de nascimento, nascida a 117 anos. Em sua tentativa de volta ao mundo, passou pelo Ceará, para uma escala técnica em 4 de Junho de 1937. Fortaleza foi escolhida para a parada longa ao contrário de Natal pois situava-se em uma longa planície, possuía hangar, apoio de rádio e melhores condições meteorológicas, além de ser uma cidade com melhores hotéis para a sua hospedagem e de seu co-piloto Frederick Nooman. No dia 6 seguiu para Natal, onde abasteceria e faria o cruzamento até Dakar.

Source: http://www.avioesemusicas.com/amelia-earhart-registro-da-passagem-por-fortaleza-em-1937.html


*****

Passagem de avioes

O médico norte-americano Kent Brantly, infetado com o ébola na Libéria, chegou à base militar da Geórgia, nos EUA, no sábado, depois da escala na Terceira

A passagem de um avião com um doente com ébola pela Base das Lajes correu como previsto, sem contacto entre o interior da aeronave e o exterior, não havendo motivos para preocupação, segundo o secretário regional da Sáude.

Segundo Luís Cabral, as autoridades de saúde dos Açores foram informadas da passagem pelas Lajes de um avião que transportava um doente infetado com o vírus do ébola da Libéria para os Estados Unidos e acionou “sistemas de monitorização e vigilância” para garantir que durante o período em que o avião estaria estacionado na ilha Terceira não haveria contacto entre o interior da aeronave e o exterior.

“Tendo sido informados, aquilo que era importante fazer era exatamente controlar que não haveria esse contacto e não havendo esse contacto não há qualquer tipo de preocupação que tenha de ser manifestada relativamente a esta matéria”, frisou hoje Luís Cabral, em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação do Plano Regional de Saúde para 2014-2016, em Angra do Heroísmo.

De acordo com Luís Cabral, o avião parou nas Lajes apenas para ser reabastecido, o que demorou “cerca de 42 minutos” e nesse tempo “não houve qualquer tipo de contacto, quer para o interior do avião, quer do interior do avião para o exterior”.

O secretário regional da Saúde dos Açores confirmou ainda que deverá passar pela Base das Lajes um outro avião com mais um norte-americano com ébola, que se encontra atualmente na Libéria.

“Neste momento, pelo que nos foi informado, temos apenas esta passagem a registar. Sabemos que existe outro doente na Libéria norte-americano, do qual também se pretende fazer o transporte para os Estados Unidos”, adiantou.

A passagem desse avião pela Base das Lajes, que é usada pela Força Aérea dos EUA, deverá ocorrer da mesma forma do que a anterior, com o conhecimento das autoridades de saúde regionais.

“Estamos a aguardar que nos seja informado a hora e o dia para que possamos atuar da mesma forma que fizemos aquando da primeira passagem, ou seja, monitorizar exatamente que não há contacto do interior do avião para o exterior”, salientou.

O médico norte-americano Kent Brantly, infetado com o ébola na Libéria, chegou à base militar da Geórgia, nos EUA, no sábado, depois da escala na Terceira.

Source: http://www.ionline.pt/artigos/portugal/ebola-acores-garantem-total-seguranca-na-passagem-avioes-doentes-pelas-lajes


*****

Passagem de avioes

Um documento secreto a que o jornal “El País” teve acesso demonstra que o Governo espanhol sabia, pelo menos desde Janeiro de 2002, que os Estados Unidos iriam transportar, pelo espaço aéreo do país, suspeitos de terrorismo capturados no Afeganistão, com destino ao presídio de militar de Guantánamo. O jornal afirma que outros países da região, como Portugal, terão sido informados na mesma altura.

Na sua edição online, o jornal divulga o "fac-simile" de um relatório escrito no dia 10 desse mês pelo então director de Política Externa para a América do Norte do Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel Aguirre de Cárcer, em que relata o encontro que manteve nesse mesmo dia com um conselheiro militar da embaixada americana em Madrid.

No documento, com o carimbo de “Muito Secreto”, o responsável revela ter sido informado que “os EUA vão iniciar muito em breve voos para transferir prisioneiros taliban e da Al-Qaeda, do Afeganistão para a base de Guantánamo, em Cuba”.

“Estes voos vão realizar-se em aviões de longo curso e, em consequência, sem escalas”, mas, “se por razões imprevistas for necessário realizar uma aterragem de emergência, o Governo dos EUA querem dispor de autorização do Governo espanhol para utilizar algum aeroporto do nosso país”, acrescenta Aguirre de Cárcer, num documento que foi enviado ao então chefe da diplomacia espanhola, Josep Pique.

O “El País” sublinha que o relatório comprova que o Governo de José Maria Aznar tinha conhecimento que o espaço aéreo espanhol estava a ser usado para a transferência extrajudicial de suspeitos de terrorismo e que o executivo foi mesmo instado a autorizar o uso de aeroportos do país para eventuais escalas desses voos, que se soube mais tarde terem sido realizados pela CIA.

O jornal sublinha mesmo que esta autorização era desnecessária – tanto mais que as aterragens de emergência não necessitam de autorização previa –, mas a Administração Bush “queria que Espanha soubesse que esses aviões transportavam prisioneiros da taliban e da Al-Qaeda” para Guantánamo, onde, já então se sabia, não iram ser abrangidos pela Convenção de Genebra e deveriam ser julgados por “tribunais militares especiais”. Tanto o anterior executivo como o governo de José Antonio Zapatero garantiram sempre desconhecer esta situação, actualmente a ser investigada pela Audiência Nacional.

Reagindo à notícia do "El País", o actual ministro dos Negócios Estrangeiros, Miguel Moratinos, disse desconhecer o relatório divulgado pelo jornal e anunciou uma investigação urgente para apurar o conhecimento que as autoridades espanholas tinham deste caso. "A anterior equipa também não nos notificou dos supostos voos da CIA", sublinhou.

EUA avisaram "vários países"

No relatório que enviou ao chefe da diplomacia, Aguirre de Cárcer adianta que Espanha não foi a única a ser informada destas transferências. “Esta mesma iniciativa estão a realizá-la com vários países que se encontram ao longo da rota que devem seguir os aviões em questão”.

O “El País” noticia que os países em causa “serão pelo menos, a Turquia, Itália e Portugal”, tanto mais que no dia seguinte à reunião de Aguirre de Cárcer na embaixada americana, um avião procedente de Kandahar com os primeiros 23 suspeitos transferidos para Guantánamo, entrou no espaço aéreo controlado pelos Açores. Segundo registos aéreos portugueses, o avião era procedente de LEMO (código da base militar espanhola de Móron), mas os registos enviados pelo Ministério da Defesa espanhol à Audiência Nacional referem que o avião teria feito escala em Incirlik, na Turquia, e não em solo espanhol.

À semelhança das autoridades espanholas, tanto o governo de Durão Barroso, como o executivo de José Sócrates garantiram nunca ter sido informados das transferências de prisioneiros, nem ter registo da passagem dos aviões da CIA por aeroportos nacionais. Um fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que a Lusa não identifica, reafirmou esta tarde não haver indícios de cumplicidade do Governo português no transporte de prisioneiros para Guantánamo e lembrou que está a decorrer uma investigação do Ministério Público a este caso.

(Notícia actualizada às 20h33)

Source: http://www.publico.pt/mundo/noticia/eua-informaram-espanha-em-2002-da-passagem-de-avioes-da-cia-pelo-seu-territorio-1351705

27.06.2022

New

31 2015 mar

9 Voaram em formação:

Tipo de aviões Дата загрузки: 15 окт. 2007 г. Veja a aeronave-radar FAB R-99A, semelhante ao modelo R-99B que localizou destroços do...

02 2015 abr

Quero receber visita de um consultor especializado

Gestão de viagens corporativas Viajar pode ser uma terapia? Alguma viagem já mudou a tua vida ou a. Выбор администратора " Precisamos reaprender...

21 2014 feb

Agencias de viagens porto

Agencias de viagens porto Assumimo-nos como uma agência de referência no mercado turistico,valorizando o nosso serviço através da informação e...

Popular on-line

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros