Subsidiária da SATA Air Açores e licenciada para operar voos no exterior dos Açores, a SATA Internacional resultou da transformação da Oceanair – uma companhia aérea adquirida pela SATA Air Açores, em 1994.
Depois de 50 anos a operar entre as Ilhas dos Açores, a SATA inicia, em 1995, a operação não regular em voos charter para operadores turísticos nacionais e estrangeiros, utilizando um Boeing 737/300.
A 19 de março de 1998, altera-se a designação de Oceanair para SATA Internacional e a 17 de junho a companhia obtém o Certificado de Operador Aéreo, passando a ser uma companhia autónoma.
Hoje a SATA Internacional opera quatro Airbus A310/300 e quatro Airbus A320/200. Os serviços de manutenção e de operações de voo da SATA Internacional estão organizados de acordo com as exigências JAROPS. ou seja, segundo os padrões mais elevados das Autoridades Aeronáuticas Europeias.
Em 1998 a SATA Internacional ganhou o concurso público para operar entre Lisboa e Porto/ Ponta Delgada e entre o Funchal/ Ponta Delgada.
Hoje mantém uma operação regular para destinos como Lisboa, Porto, Funchal, Frankfurt, Londres, Manchester, Dublin, Paris, Amesterdão, Zurique, Copenhaga, Estocolmo, Boston e Toronto. Desenvolve ainda, e desde sempre, uma considerável atividade charter. República Dominicana, Cuba, Tenerife, Las Palmas, Lyon, Exeter, East Midland, entre outros, foram alguns dos destinos tocados nos últimos anos.
Um desejo finalmente concretizado: participarmos nas ligações aéreas entre os Açores e o exterior.
Dois voos cancelados e um atrasado é o resultado da greve do pessoal de cabina da Sata Internacional, que começou hoje e que se vai estender até ao próximo domingo, anunciou uma fonte da transportadora açoriana.
A mesma fonte adiantou à Lusa que, até à tarde de hoje, a greve obrigou ao cancelamento de um voo de Lisboa para o Funchal, na Madeira, assim como uma segunda ligação no percurso inverso.
Além disso, o voo entre a capital portuguesa e a ilha Terceira, nos Açores, planeado para sair de manhã, sofreu um atraso, acrescentou a fonte.
Os tripulantes de cabina da transportadora aérea açoriana estão durante três dias em greve, a qual foi convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), alegando o incumprimento de várias cláusulas do Acordo de Empresa.
Com a paralisação, o SNPVAC pretende que a companhia cumpra o Acordo de Empresa, em matérias como os períodos de assistência, número de tripulantes por voo e lugares de descanso nos voos de longo curso.
Tripulantes "sem certificado"
Em declarações à Lusa, Cristina Vigon, presidente daquele sindicato, afirmou que dois voos da Sata Internacional (de Ponta Delgada para Dublin e para Viena) "saíram com alguns tripulantes que não tinham farda" e outros "sem certificado de tripulante", situações que considera ser "contra a lei".
Cristina Vigon disse igualmente que a Sata Internacional "está a pressionar trabalhadores contratados a prazo para realizarem voos" e tripulantes de cabina para irem como chefes de cabina, o que também "é contra a lei nacional e internacional".
Além disso, a Sata Internacional procurou substituir os tripulantes de cabina por "contratados a prazo", adiantou Cristina Vigon, acrescentando que esse pessoal foi contratado já depois de lançado o pré-aviso de greve pelo sindicato do sector.
Perante isso, a presidente do SNPVAC avançou ainda que a estrutura sindical está a remeter queixas para o Ministério do Trabalho, Inspecção-Geral de Trabalho, Instituto Nacional de Aviação Civil e autoridades de outros países.
Contactada pela Lusa, a Sata Internacional explicou que foi "feito um planeamento reforçado de tripulações" para este período, acrescentando ter planeado 21 voos para hoje.
A fonte da transportadora aérea açoriana rejeitou pressões junto dos trabalhadores, argumentando que, com o aproximar do Verão e à semelhança de anos anteriores, ingressaram na companhia muitos contratados a prazo, que estão a ser escalados como os efectivos.
Lisboa, 29 jan (Lusa) -- O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviaзгo Civil (SNPVAC) entregou hoje um prй-aviso de greve a realizar por tempo indeterminado, com inнcio аs 00:00 de 14 de fevereiro, decretando-o para todos os voos da SATA Internacional.
Em causa, de acordo com uma nota do SNPVAC publicada hoje na imprensa, estб o fracasso nas negociaзхes entre os tripulantes de cabine e a administraзгo da SATA Internacional relativamente "a voos que tкm vindo a ser realizados ao arrepio do Acordo de Empresa vigente".
"Considerando que, nas posiзхes perfilhadas, a SATA Internacional revela uma conduta prepotente, nгo manifestando vontade de viabilizar uma soluзгo consensual que proteja os interesses da empresa sem ferir os direitos dos tripulantes de cabine, nomeadamente no que respeita aos seus tempos de trabalho e de repouso", o sindicato decidiu entregar o prй-aviso de greve por tempo indeterminado a partir das 00:00 de 14 de fevereiro.
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) entregou esta terça-feira um pré-aviso de greve a decorrerpor tempo indeterminado. Terá início às 00:00 do próximo dia 14 de fevereiro, sendo que está decretado para todos os voos da SATA Internacional.
(C) Direitos de autor
Segundo um comunicado do SNPVAC, em causa está o fracasso nas negociações entre os tripulantes de cabine e a administração da SATA Internacional relativamente “a voos que têm vindo a ser realizados ao arrepio do Acordo de Empresa vigente”.
Um anúncio que surge no seguimento da Assembleia Geral Extraordinária da SATA Internacional que se realizou no passado dia 06 de dezembro e no fracasso das “múltiplas tentativas de negociações” entre a empresa e os tripulantes de cabine.
Na nota, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil adianta ainda que, “devido à natureza e o destino dos voos abrangidos pela greve, não existem serviços mínimos a assegurar (…) uma vez que o conceito de necessidades impreteríveis apenas se confina às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira por razões de coesão nacional e isolamento das populações para quem é essencial este meio de transporte, pelo que o conceito de necessidades impreteríveis não é extensível a voos para o estrangeiro”.
Qual o melhor horario para comprar passagem aerea pela internet
Com Agencia de viagens foz
TURISMO EM FOZ DO IGUAÇU
Foz do Iguaçu, representa um dos mais belos destinos turísticos doontos de atй 70% sobre...
Viagens marrocos
(3 dias / 2 noites)
Dia 01: Lisboa / Marrakech
Dia 02: Marrakech
Dia 03: Marrakech / Lisboa
Notas:
Ramadгo
Este ano o perнodo do Ramadгo...
Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low cost (sem nenhum luxo mas com ... Saber mais...
É mais barato comprar passagem no aeroporto1. Viajar em dias e horas diferentesOs preços das passagens aéreas variam consideravelmente dependendo do mês, dia e até mesmo ... Saber mais...
Passagens aereas parceladas Dicas para quem vai viajar para o exterior Cartхes: vale a pena comprar no cartгo e parcelar a passagem?Quais as vantagens de comprar ... Saber mais...
Testimonials
“Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”