Voos belo horizonte

Voos belo horizonte

Logística de Carga

Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha-MG - Carlos Drummond de Andrade

O Aeroporto de Belo Horizonte iniciou suas atividades a fim de atender aos voos do Correio Aéreo Militar, em 1933, na chamada "Linha de São Francisco" ligando o Rio de Janeiro a Fortaleza, sendo uma das escalas até o destino final, sendo sua denominação oficial, na época, de Destacamento de Aviação.

Em 23 de abril de 1936 o Destacamento de Aviação é transformado em Núcleo do 4 Regimento de Aviação, contando com uma pista de grama com dimensões de 720 x 20m e operando aeronaves do Correio Militar tipo Waco-Cabine, Piper e Beech-Mono.

Na primeira metade dos anos trinta o Aeroporto da Pampulha era considerado apto para o tráfego da aviação comercial, e em 02 de setembro de 1936, através da Lei n.º 76, o Governo Mineiro foi autorizado a conceder a Panair do Brasil S/A o direito de explorar a linha de comunicação aérea entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro.

Em 23 de março de 1937 foi oficialmente inaugurada a linha comercial Rio-BH-Rio, com um avião bimotor Lockeed 10E Electra I, PP-PAS, com capacidade para dois tripulantes e seis passageiros.

Em 1941 é transferido para a Força Aérea Brasileira após a criação do Ministério da Aeronáutica. Por essa época já se demonstrava a necessidade de a ampliação na pista do Aeroporto. Em 1943, a pista é ampliada e concretada, alterando suas dimensões para 1500 x 45m, e passa a operar aeronaves como o Curtiss-Comander, Beechcraft, Lodstar e Catalinas. No ano de 1953 a pista passa para 1700 metros e o Aeroporto recebe balizamento noturno.

Em 1961 a pista atinge as atuais dimensões de 2.540m e entra em funcionamento o novo Pátio de Manobras, com capacidade para receber aeronaves de grande porte e os futuros jatos.

Com a criação da INFRAERO, em 1973, a administração do Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha passa a ser de sua responsabilidade desvinculando-se da Base Aérea.

O movimento do Aeroporto cresce com o desenvolvimento do transporte aéreo, ficando insuficiente para suportar o atendimento de novas demandas principalmente das modernas e grandes aeronaves intercontinentais. O Ministério da Aeronáutica projeta, no final da década de 70, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves inaugurado em Janeiro de 1984.

No mês de dezembro de 1983, pouco antes da inauguração do Novo Aeroporto Internacional, o Aeroporto da Pampulha já registrava um movimento anual de 1.150.000 passageiros (embarcados e desembarcados) e 24.000 operações de pouso e decolagem de aeronaves, inclusive Boeings 737 e 727.

Logo após sua inauguração o novo Aeroporto Internacional passou a receber 75% do movimento de aeronaves e 95% do movimento de passageiros ficando o Aeroporto de Belo Horizonte ocioso.

O movimento volta a crescer lentamente, se intensificando a partir de 1986 com a criação dos voos direto ao centro conhecidos como VDC. A partir de 1990 com a inserção de modernas aeronaves a jato ligando o Aeroporto de Belo Horizonte a outras capitais, um grande número de passageiros volta a utilizar o antigo Aeroporto, atraídos pela sua proximidade com o centro da capital mineira.

O Aeroporto da Pampulha alcançou grandes índices de movimento de passageiros e aeronaves, voltando a dar lucro em 1992.

Então, a Pampulha novamente apresenta níveis operacionais próximos da saturação que aumentou ainda mais em 1998, quando da liberação da concorrência e dos voos em aeroportos centrais.

No ano de 2002 o Aeroporto da Pampulha bateu o recorde histórico, com 3.073.976 passageiros passando pelos seus portões de embarque e desembarque, e um total de 88.737 operações de pouso e decolagens.

Com o esvaziamento do Aeroporto de Confins e diante da liberalidade do antigo DAC, as companhias aéreas foram transferindo voos de lá para Pampulha. Assim, outras cidades acabaram tendo voos diretos a partir do aeroporto central, como Vitória, Campinas e Porto Seguro.

Em 2005, o antigo DAC (atual ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil) e a INFRAERO transferiram os voos de longa distância da Pampulha para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves / Confins.

A data da transferência dos voos, 13 de março de 2005, foi definida em reunião entre a INFRAERO, Prefeitura de Belo Horizonte, antigo DAC, companhias aéreas e Governo do Estado de Minas Gerais. O dia da transferência foi sugerido pelas companhias aéreas por ser a data de transição entre a alta e a baixa temporada.

A pedido do então Prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, as companhias aéreas mantiveram alguns voos na parte da manhã e outro na parte da noite saindo do Aeroporto da Pampulha com destino ao Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Este cenário seria utilizado apenas no período das obras de duplicação da rodovia MG-010, que liga o Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo neves / Confins.

O Diretor de Operações da INFRAERO na época, Brigadeiro Frederico Queiroz Veiga, ressaltou que a transferência foi importante para responder ao crescimento do número de passageiros nos aeroportos brasileiros, percebida a partir de 2004.

Em julho de 2007, as companhias aéreas Tam e Gol transferiram o restante dos vôos operados no Aeroporto da Pampulha para Confins. A mudança fez parte do processo de transferência das operações iniciado em 2005. O prazo para a transferência foi estabelecido pela Portaria nº 370 da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC.

O Aeroporto da Pampulha acolheu então as companhias aéreas Air Minas, Trip/Total e Passaredo. O Aeroporto passou a atender as principais cidades de Minas Gerais e se firmou como um dos principais aeroportos regionais do Brasil. Também atendendo, através de conexões, cidades de outros Estados como Curitiba, Vitória, Rio de Janeiro e Campinas.

Além da Aviação Regional, o Aeroporto de Belo Horizonte é um dos principais pólos de manutenção de aeronaves, aviação geral e executiva.

Em abril / 2008, ficamos em 11º lugar no ranking de operações de aeronaves e em 26º na quantidade de passageiros. Atualmente, o Aeroporto processa em média cerca de 5.000 pouso e decolagens/mês.

Atualmente, as empresas Azul e Passaredo operam os voos regulares da aviação regional que tem fortes indicativos de crescimento da demanda. Registra-se a expansão da aviação geral/executiva acrescendo a movimentação de pousos e decolagens que já alcança picos de 6.300 movimentos/mês.

Na última década, a Infraero promoveu obras para melhoramento do sistema de pista e pátios com incremento de grooving na pista, manutenção/recuperação do pátio 01 com foco no suporte para as aeronaves, além de revitalização do piso do terminal de passageiros. A partir de 2011/2012 foram iniciadas obras de construção de nova Torre de Controle, abrigo de resíduos, revitalização das subestações, recuperação do pavimento do pátio 2 e TWYs de ligação a esse pátio e também a reconstrução do muro patrimonial.

Source: http://www.infraero.gov.br/index.php/aeroportos/minas-gerais/aeroporto-de-belo-horizonte.html


*****

Voos belo horizonte

Voos nas cidades baianas serão comercializados

pela Azul Linhas Aéreas (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (10) o Aeroporto 9 de Maio, situado em Teixeira de Freitas, sul da Bahia. A cerimônia contou com a presença do governador Jaques Wagner, que também anunciou o início da operação comercial do Aeroporto Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.

Segundo o governo, os municípios de Teixeira de Freitas e Feira de Santana terão voos para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), comercializados pela Azul Linhas Aéreas. Os dois aeroportos contarão com aeronaves ATR 72-600, com 70 lugares.

A previsão é que Feira de Santana conte com 46 destinos nas cinco regiões do Brasil a partir do dia 28 de setembro. Para Belo Horizonte serão, ao todo, três voos semanais, às terças, quintas e domingos. O voo operado aos domingos, com saída às 16h30, terá uma parada em Vitória da Conquista, antes do destino final, Confins (MG).

Já o aeroporto de Teixeira de Freitas poderá se ligar a outros 26 destinos diretamente a partir do dia 29 de setembro. Os voos com destino a Belo Horizonte sairão de Teixeira de Freitas às segundas, quartas e sextas, às 17h25, e chegarão em Minas Gerais às 19h.

Source: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/09/municipios-baianos-terao-voos-comerciais-para-belo-horizonte.html

08.05.2024

New

31 2015 mar

Gol linhas aereas preços passagens

Gol linhas aereas preços passagens Gol Linhas Aéreas Preços de Passagens. Você está pensando em viajar e precisa saber os preços de...

02 2015 abr

Voo barato ida e volta

Voo barato ida e volta Informações de voo A distância entre Kuwait e Istambul é de 1348 milhas (ou 2169 quilómetros). Kuwait e Istambul...

21 2014 feb

Star viagens

Star viagens 18,521 voos diários. 1,321 destinos. 193 países. Uma Tarifa para Viagens à Volta do Mundo. Enquanto outras pessoas...

Popular on-line

Site com passagens baratas

Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low cost (sem ... Saber mais...

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas a bordo. Os integrantes da ... Saber mais...

Agencias aereas mais baratas

Agencias aereas mais baratasLocalizadas perto da costa este de África estas ilhas são um verdadeiro paraíso. Se eu tivesse que desistir de ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros