Bilhete de passagem aérea

Bilhete de passagem aérea

Daniela LimaO voo do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, pela cota de passagens aéreas do deputado José Otávio Germano (PP-RS), foi justificado pela secretária do parlamentar, Daniela Maier, como uma “troca de favores” entre amigas, …

O voo do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, pela cota de passagens aéreas do deputado José Otávio Germano (PP-RS), foi justificado pela secretária do parlamentar, Daniela Maier, como uma “troca de favores” entre amigas, feita sem o conhecimento dos seus respectivos chefes.

A explicação veio após publicação nesta manhã de reportagem do Congresso em Foco. que mostrou que Nardes viajou de Brasília para Porto Alegre, no dia 6 de dezembro de 2007, às custas da Câmara (leia ). No início da tarde, a secretária de Otávio Germano procurou o site para explicar o que chamou de uma “gentileza” para com a secretária do ministro, Constance Escher.

Segundo Daniela, Constance entrou em contato com ela às vésperas da viagem do ministro. A amiga disse que estava fora de Brasília, que o chefe precisava viajar e que não tinha como emitir o bilhete. “Nós trabalhamos juntas aqui na Câmara, ela é minha melhor amiga. Eu emiti a passagem, e ela, em seguida, emitiu um crédito não voado do ministro em nome do deputado como pagamento”, disse a secretária de Germano.

Acontece que o bilhete emitido pela secretária de Nardes em favor do parlamentar gaúcho era, na verdade, fruto de um “crédito” da cota de passagens aéreas de Nardes enquanto ele era deputado, antes de ser nomeado no TCU, em 2005. Antes da explicação da secretária de Germano, o ministro havia informado, por meio de sua assessoria, que havia ressarcido a Câmara pelo gasto com a passagem.

Parlamentar foi comunicado após a troca

A passagem emitida pelo gabinete de Otávio Germano em nome do ministro do TCU, órgão responsável por fiscalizar as despesas dos três poderes, custou à Câmara, em 2007, R$ 519,12.

A secretária do Otávio Germano garante que o parlamentar só tomou conhecimento da troca de favores entre as secretárias depois que ela emitiu o bilhete. “Isso aconteceu em uma quinta-feira, e ele (Germano) estava viajando. Assim que ele voltou, eu comuniquei que havia feito uma gentileza à Constance”, explicou.

O ministro também alega que só soube posteriormente que voou na cota do parlamentar conterrâneo.

Como comprovante da devolução do crédito ao parlamentar, Daniela enviou ao Congresso em Foco cópia do cartão de embarque de viagem que o deputado fez em 5 de março de 2008  ao Rio Grande do Sul. “Foi o mesmo trecho, só que pagamos a passagem um pouco mais barato, R$ 404,50. Ficamos com o troco”, garantiu.

A secretária do deputado acrescentou que ela e a assessora de Nardes se conheceram quando trabalharam juntas na Câmara. “Quando o ministro foi nomeado, ela foi para o TCU e eu fiquei para trabalhar com o Otávio Germano”, contou.

Augusto Nardes foi deputado federal por dois mandatos. Pertenceu à Arena e às siglas que a sucederam, PDS e PP. Os auxiliares de Germano informaram que ele e Nardes são amigos há mais de 30 anos. Os dois também nasceram no mesmo estado e sempre pertenceram ao mesmo partido.

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Source: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/uma-troca-de-favores-e-nada-mais/


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Bilhete de passagem aérea

jun 11, 2011 by carol No Comments Posted under: Dicas de Intercâmbio

O bilhete da passagem aérea, hoje mais conhecido como E-tkt – Eletronic Ticket, nada mais é do que um contrato entra a companhia aérea e o passageiro. Nele estão especificados todos os itens contratados da viagem como número de vôo, empresa aérea, classe de reserva, nome do passageiro, cidade de origem e destino, tarifa do bilhete, forma de pagamento e o código localizador da reserva.

O que você precisa saber?

Aí vão as principais informações para a compra da sua passagem :

Classe de Reserva

Classe de reserva é diferente de classe de serviço.  Classe de serviço pode ser dividida em econômica, executiva ou primeira classe. Mas essas classes se subdividem em classes de reservas. Resumindo, os assentos da classe econômica são divididos em várias classes de reserva, com preços e regras diferentes. Claro que as classes de reserva com melhores preços são as primeiras a serem vendidas, então quanto maior a antecedência da compra da passagem, maiores as chances de conseguir melhores preços!

O preço da passagem aérea depende da classe de reserva aplicada. Geralmente, nos orçamentos que você recebe são informadas as melhores tarifas oferecidas pelas companhias aéreas, mas que sempre nem sempre estão disponíveis dependendo da data da sua viagem.

Reserva de Passagem Aérea

Como já diz o nome, é a reserva temporária de um assento em um determinado vôo. A reserva não tem custo mas só a emissão do bilhete garante a passagem aérea. Até a compra do bilhete, você pode mudar a reserva quando quiser e se por algum motivo não for comprar o bilhete, é só pedir o cancelamento da reserva.

Para solicitar uma reserva, é preciso informar ao seu agente o seu nome completo (exatamente como em seu passaporte), a data de embarque e de retorno e o destino da viagem.

Prazo da Reserva

O prazo da reserva é a data estipulada pela companhia aérea para a compra da passagem. Geralmente esse prazo é de 2 ou 3 dias após a confirmação da reserva. Se o bilhete não for emitido dentro desse prazo, a companhia aérea automaticamente cancela a reserva. Ainda é possível prorrogar o prazo de emissão ou refazer a reserva, mas sem garantias de que haverá disponibilidade com o mesmo preço e condições.

Emissão do Bilhete

Emissão é a compra da passagem aérea, que só é confirmada com o pagamento do bilhete que pode ser à vista ou muitas vezes parcelado em cartão de crédito.

Para  pagamento parcelado vale lembrar que somente o valor da tarifa é dividido, a taxa de embarque será sempre cobrada em uma única parcela no cartão de crédito.

Se o seu vôo tem alguma conexão até chegar o seu destino final, muitas vezes é possível fazer um Stop – parada nessa cidade! Se você está indo para Londres e o seu vôo faz conexão em Madri, pode ser possível parar na Espanha e ficar por alguns dias. É uma ótima oportunidade geralmente com um custo adicional mínimo no valor da passagem e taxa de embarque.

Atenção, muitas passagens aéreas só permitem o Stop se você incluir essa parada antes da emissão do bilhete, então se programe com antecedência!

É o prazo que o passageiro tem para usar o último trecho do bilhete. A validade do bilhete depende da classe de reserva, por isso é muito importante checar essa informação antes da sua compra pois caso você decida dar uma esticadinha na sua viagem, não é possível estender esse prazo depois.

Geralmente os bilhetes mais promocionais têm menor validade (02 ou 03 meses) e os bilhetes com tarifa de estudante tem validade de 01 ano.

Pronto, agora é definir seu o destino e pedir uma reserva para o seu agente!

Source: http://www.intercambista.com.br/intercambio-dicas/passagens-aereas-tudo-o-que-voce-precisa-saber


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Bilhete de passagem aérea

Quando adquire o bilhete de passagem aérea, o passageiro formaliza um contrato entre ele e a empresa aérea.

O contrato – que pode ter intermediários, como um agente de viagens - estabelece direitos e deveres do passageiro e da empresa aérea e, eventualmente, do intermediário, este, de forma solidária com o transportador.

O bilhete deve indicar local e data de emissão, pontos de partida e destino do passageiro. A validade é de um ano para bilhetes de tarifa integral. A validade dos bilhetes com tarifa promocional depende da tarifa cobrada pela empresa aérea.

O bilhete de passagem é pessoal e seu portador deverá identificar-se no aeroporto, no momento do despacho, antes de embarcar.

Em caso de perda do bilhete de passagem aérea, o passageiro deve dirigir-se à empresa que o emitiu e requisitar a segunda via. No ato, o passageiro assinará um termo de responsabilidade comprometendo-se a ressarcir a empresa aérea se o bilhete extraviado ou perdido vier a ser utilizado. Em caso de bilhete danificado, a empresa aérea o substituirá por outro, desde que dentro de seu prazo de validade.

Se a viagem for cancelada pela empresa aérea, o passageiro tem direito ao reembolso do valor pago pelo bilhete. Se ocorrer perda ou extravio do bilhete de passagem, o contrato entre passageiro e empresa aérea não perderá a validade, desde que sejam cumpridas as exigências previstas para emissão de termo de responsabilidade, descritas no item anterior.

Em casos de reembolso do valor do bilhete de passagem aérea, este só será imediato se o passageiro pagou o bilhete à vista. Se o pagamento foi feito através de cartão de crédito, o reembolso será creditado no cartão do passageiro. Se o pagamento foi feito através de agente de viagem, este receberá o reembolso para depois repassá-lo ao passageiro. Se o pagamento foi feito por pessoa jurídica, esta receberá o reembolso. Passagens aéreas compradas a crédito só serão reembolsadas após a liquidação do débito.

Interrupção de vôo ou atraso em aeroporto de escala por mais de 4 (quatro) horas - por qualquer motivo - dão ao passageiro direito de endosso do bilhete ou imediata devolução do valor pago, conforme a modalidade de pagamento efetuado. Nesses casos, todas as despesas do passageiro - com hospedagem, alimentação e transporte - decorrentes da interrupção ou atraso do vôo, correm por conta da empresa aérea.

O bilhete de passagem pode ser válido para outra empresa aérea além da que o emitiu, dependendo de acordos ou convênios com este objetivo.

O contrato entre passageiro e empresa aérea abrange as operações de embarque e desembarque e o atendimento a bordo. A operação de embarque se inicia quando o passageiro, depois de despachado no aeroporto, deixa a área destinada ao público em geral e ingressa na sala de embarque. O percurso entre a sala de embarque e o avião, feito a pé, por meios mecânicos ou por viaturas, também se inclui no contrato. A operação de desembarque termina quando o passageiro ingressa na área destinada ao público em geral, no aeroporto.

O transportador não poderá retardar um vôo para aguardar passageiros porventura retidos para fiscalização por autoridades fiscais ou policiais.

Nos aeroportos, as empresas aéreas organizam listas de espera para atendimento de passageiros que não tenham reserva. Os passageiros são atendidos por ordem de inscrição na lista de espera, preenchida no Aeroporto, após o despacho de todos os passageiros com reserva confirmada e anotada no bilhete de passagem. As listas de espera existem para preencher assentos que ficariam vagos em conseqüência de desistência ou não comparecimento por parte de passageiros que tinham reservas confirmadas.

Source: http://viatotal.com.br/portal/index.php/quemsomos/manual-passageiro-aereo/22-bilhete-de-passagem-o-contrato-entre-o-passageiro-e-o-transportador.html

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