A Europa regista dos melhores níveis de segurança aérea do mundo, graças à aplicação eficaz de normas rigorosas. A União Europeia esforça-se por melhorar as normas em vigor a nível mundial, em estreita cooperação com as autoridades de segurança dos Estados-Membros e de países terceiros e as organizações internacionais de aviação. No entanto, algumas companhias aéreas continuam a funcionar em condições incompatíveis com os níveis de segurança básicos internacionalmente reconhecidos.
Para reforçar ainda mais a segurança, a Comissão Europeia, em estreita colaboração com as autoridades responsáveis pela segurança aérea de todos os Estados-Membros — decidiu proibir determinadas companhias aéreas de operar no espaço aéreo da União Europeia, por serem consideradas perigosas e/ou não serem devidamente controladas pelas respetivas autoridades competentes.
Para consultar a lista das companhias aéreas proibidas, pode descarregar o documento a seguir (lista completa) ou fazer uma pesquisa neste sítio, clicando no botão «Procurar companhias proibidas».
A primeira lista (anexo A) inclui todas as companhias aéreas proibidas de voar na Europa. A segunda lista (Anexo B) inclui as companhias aéreas que só podem operar na Europa em determinadas condições. Ambas as listas são regularmente atualizadas e publicadas no Jornal Oficial da União Europeia. Antes de tomarem uma decisão com base nestas listas, os interessados devem assegurar-se de que estão a consultar a versão mais recente.
Assinale a casa antes de utilizar o motor de pesquisa. Li e aceito a declaração de exoneração de responsabilidade:
Algumas das companhias aéreas existentes no Brasil permitem que os animais domésticos viagem dentro da cabine.
Para se ter uma ideia o Brasil é o quarto colocado no mundo com a maior população total de animais de estimação, são mais de 98 milhões de acordo com a Anfalpet (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação).
Com toda a relevância deste mercado as empresas de turismo cada vez mais vem direcionando os seus negócios para esta segmentação, e para se ajudar os agentes de turismo neste sentido, a seguir iremos dar algumas dicas de como se viajar com animais de estimação em aviões.
Procure ter antes de mais nada a documentação completa do seu pet
Esta documentação deverá estar completa e de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e também das companhias aéreas, tanto do local como de destino.
Para o caso de voos domésticos é importante se apresentar um atestado de saúde emitido pelo veterinário com uma data de no máximo dez dias antes de embarcar. Este tipo de certificado deverá contar com a raça, o nome, a origem e a avaliação geral do animal, além da carteira de vacinação em dia.
No caso de voos internacionais é importante se contar com o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), este que o proprietário do pet deverá procurar por um posto do Ministério da Agricultura para realizar a consulta e ainda precisa portar todos os documentos que são exigidos nos voos nacionais.
Alguns países tem regras específicas para os animais, e é importante que o dono tenha um contato realizado com antecedência para o consulado ou embaixada dos países de destino para ter informações que sejam atualizadas sobre toda a legislação vigente.
Procure sempre que possível verificar as regras da companhia aérea para transportar os animais
Além de toda a documentação específica, é importante se saber de antemão quais são as regras das companhias aéreas com relação aos transportes de animais. Com isto muitas empresas permitem que o animal doméstico possa ir a cabine, em uma caixa de transporte que é colocada abaixo do banco do passageiro á sua frente.
O site AirlineRatings.com divulgou a lista anual das 10 companhias aéreas mais seguras do mundo. A australiana Qantas continua a liderar a lista.
«Qantas continua a liderar a indústria com inovações em termos de segurança e a sua frota é agora a mais jovem, com 7,9 anos», sublinhou Geoffrey Thomas, editor do site AirlineRatings.com, em declarações à CNN.
Por ordem alfabética, o site enumera também as restantes nove integrantes da lista: Air New Zealand, British Airways, Cathay Pacific Airways, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Lufthansa e Singapore Airlines.
O sistema de classificação da AirlineRatings.com baseia-se em auditorias dos organismos reguladores do setor e de associações da área, bem como auditorias governamentais e registos de incidentes das companhias aéreas.
O AirlineRatings.com apresenta a lista por ordem alfabética: Aer Lingus (Irlanda), Alaska Airlines (EUA), Icelandair (Islândia), Jetblue (US), Jetstar (Austrália), Kulula.com (África do Sul), Monarch Airlines (UK), Thomas Cook (UK), TUIfly (Alemanha) e WestJet (Canadá).
«Ao contrário de várias transportadoras de baixo custo, estas companhias aéreas passaram todas pelos critérios apertados da auditoria da International Air Transport Association e têm excelentes registros de segurança», diz Geoffrey Thomas.
Voos para franca
Uma greve anunciada para esta terça-feira (24) pelo Unsa-ICNA, o sindicato minoritário de controladores aéreos na França, poderá provocar uma redução...
Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low cost (sem nenhum luxo mas ... Saber mais...
Promoçoes de viagens aereas da golPromoção da GOL na agência CVC para venda de pacotes de viagens com hotel e passagens aéreas da GOL com ... Saber mais...
Agencia de viagens glsPor Mauro Gonçalves06.02.2012Portugal é um destino gay "perfeito", diz à Fugas o mentor da Be Out, a única agência de viagens portuguesa ... Saber mais...
Testimonials
“Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”